28.1.12

espaço conquistado

espaço conquistado, atrofiado
espaço poluido, perdido
espaço sem principio, sem fim
espaço perdido!

espaço gradeado
espaço enferrujado
espaço fechado, cercado
espaço perdido!

espaço de areia húmida
onde minha impressões ficaram
assinalando meu caminho perdido!

nem vento, nem sol
deixaram meus póros perdidos no lençol
no meio de tecido fina
caminho perdido!

um rochedo velho me esperava
padrão de antigos mareantes
me indicando o caminho
caminho perdido!

na água, minha foto se perdia
se rasgava e cortava nas algas
do caminho perdido!

tudo e nada mais, poderei ver nascer
nem as rosas morrer
nem as crianças crescerem
nem os homens poluirem
a grade de minha cela
cela perdida!

a porta
não mais se abrirá
o guarda
não mais me falará
o cigarro
não mais poderei saborear
quando tudo guardava em segredo
na minha secretária
do espaço perdido!

o sol
deixou de sorrir
o relógio
parou
o calendário
parou
quando últimas folhas rasguei
ao longo do caminho
caminho perdido!

agora
não há luz
não há rosas
nem crianças
nem fumos
nem fomes
nem sedes
mas há uma coisa que não tinha
uma cama que agora é minha
cama achada!

(publicado in A CAMINHO DAS DESCOBERTAS em 1992)